terça-feira, 30 de setembro de 2008

Scuba Steve who?

Preparando-me para o mergulho do ano.. pra mim claro.
1º mergulho com garrafa, baptismo na piscina seguido de mergulho no mar. Foram só 5 metros, mas foi mto giro. Já me preparo para tirar o curso completo :)
Peixe trompete, Tubarão (gata), Moreias, e mtos outros cardumes de peixes de mtas cores




domingo, 14 de setembro de 2008

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Estrelas na água








Image of bioluminescent red tide event of 2005 at a beach in Carlsbad California showing brilliantly glowing crashing waves containing billions ofLingulodinium polyedrum dinoflagellates.

Bioluminescence is a form of luminescence, or "cold light" emission; less than 20% of the light generates thermal radiation. It should not be confused with fluorescencephosphorescence or refraction of light.

Ninety percent of deep-sea marine life is estimated to produce bioluminescence in one form or another. Most marine light-emission belongs in the blue and green light spectrum, the wavelengths that can transmit through the seawater most easily. However, certain loose-jawed fish emit red and infrared light and the genus Tomopteris emits yellow bioluminescence.

Non-marine bioluminescence is less widely distributed, but a larger variety in colours is seen. The two best-known forms of land bioluminescence are fireflies and glow worms. Other insects, insect larvaeannelidsarachnids and even species of fungi have been noted to possess bioluminescent abilities.

Some forms of bioluminescence are brighter (or only exist) at night, following a circadian rhythm.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Um dia em cheio!

No passado dia 4 de Setembro, recebemos um telefonema da policia a avisar que tinham uma tartaruga na carrinha. Alguém os tinha avisado que andava uma tartaruga perdida numa zona da ilha em que o acesso à praia é inexistente. Estava cansada e desidratada. É aqui que entramos em acção e a policia vem directamente para a casa da tartaruga sede da SOS Tartarugas. Assim que chegou começamos logo a tirar medidas e a marca-la com anilhas numeradas, a Jacquie filmou tudo e tiraram muitas fotos para registar o momento. Todo o tempo era crucial para a sobrevivência da pobre coitada que estava praticamente morta na parte de trás da carrinha. Levamos a bichinha para a praia, e carrega-mo-la até bem perto da água. Estava tão desgastada que ali ficou, e não se mexia. receá-mos o pior. Molha-mo-la mas mesmo assim recusou-se a mexer. Resolvemos então coloca-la dentro de água um vez que a ausência de peso seria importante. As ondas estavam fortes e a pobre coitada não se equilibrava muito bem, a cabeça virada pra baixo indicava que não estava tudo bem, não conseguia respirar. Foi aí que entrei em acção, antes que alguém dissesse tirei a camisola saltei pra dentro do mar e tive uma das melhores experiências de sempre, nadar com uma tartaruga no seu meio aquático é espantoso! Segurei na carapaça e tentei mantê-la sempre de modo a que pudesse erguer a cabeça pra respirar conforme quisesse. Os outros viram e vieram ajudar. Leva-mo-la para fora da rebentação e afasta-mo-nos pra ver se tudo corria bem e se a tartaruga iria vingar. E vingou, ficou ainda por muito tempo no mesmo sitio a descansar, so se podia ver a cabeça de vez em qd a sair da água pra respirar e depois, foi à vidinha dela. Mais um dia, mais uma aventura, mais uma tartaruga salva!












































New!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O que me mantém cá?













Ponta Sino

Nunca pensei dizer

Nunca pensei dizer que estou cheio de saudades da minha terra. Da minha cidade, do meu litoral, do meu conforto. Aqui longe, estou em banho-maria os dias passam depressa mas devagar. Acordo cedo descanso pouco, mas logo se passam semanas sem sequer dar-mos por elas. Quero a Azeitão, a serra da Arrábida, a minha Troia, as minhas praias, o meu Alentejo, o meu Gerês. Os meus bifes grandes e batatas fritas, as minhas empadas da pizzaria do Bomfim, as pizzas do "Palinhe", a sangria do "Palinhe", os croissants com galinha, enfim, tantas outras coisas que agora nem me lembro bem. O que mantém aqui? a esperança de que isto acabe depressa, e, logo logo trabalhar uns meses a ganhar bem e poder regressar aos braços do que deixei para trás. Familia, amigos, amores, coisas. Saudades. 

O trabalho corre bem, o viver em comunidade com pessoas pouco limpas e desorganizadas é o que me corrói. Perguntam-se vocês a quem estou eu a chamar desorganizado, pois bem, comparados a mim eles são mesmo desorganizados e porquinhos, para não chamar pior. Por isso quem me conhece sabe. 


segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Escavação de ninho de Tartaruga

Olhem p'rá minha cara, não pareço contente pois não? :P
Quando os ninhos eclodem, no dia seguinte escavam-se para evitar que bebés possam asfixiar e acabar por morrer dentro do ninho. Em condições ideais todos os bebés saem sozinhos em movimentos de entre-ajuda. Após retirar todos os bebés vivos, retiram-se e contam-se tb as cascas dos ovos e os que não eclodiram e os que não foram fertilizados e os que não se chegaram a desenvolver correctamente.