Finalmente!! Que lindo! Que lindo! É mágico ver estes bichos sairem da água e virem por os ovinhos na areia!
Já tinha transferido 2 ninhos mas ainda não tinha visto nenhuma tartaruga, tinha tido azar, todos já tinham visto menos eu... Agora sim!
Venho ao longo da praia da Ponta preta, acompanhado da Rita, (uma nova Ranger/Lider que vem substituir a Betânia qd daqui a uns dias ela se for embora), Vinha-mos devagar, esta praia é longa e a areia é tão mole que nos afundamos cerca de 15 cm qd andamos nela... é preferivel vir na areia mais solta e seca. Qd eu, de repente digo.. Hey! Aquilo é um rasto não é? A Rita diz: Sim! Logo de seguida baixo-me rentinho ao chão e digo, mas ela ainda ali está não tá? tá a por ovos? :D e a Rita confirma. Fogo que coisa tão linda! Aproximámo-nos devagar com lanternas na cabeça, quais explorados de grutas ancestrais, e, fico espantado a olhar e a dizer, fogo, é tão lindo!
A tartaruga em "transe" a pôr os ovos, não se assusta com facilidade, e podemos então começar o nosso trabalho. Localização GPS, comprimento e largura da carapaça, colocar anilhas númeradas nas barbatanas frontais. Faço umas festinhas. Meço a largura do rasto. Assentar horas e local no caderno. E o tempo passa. Cerca de 25/30 minutos mais tarde, já está pronta a regressar ao mar, depois duma grande luta a tentar disfarçar o ninho por causa de predadores.
Espantoso! Tiro umas fotos. Ficaram uma treta, só levei o telemóvel, não deu pra mto mais. Acompanho-a até à água faço-lhe mais umas festas na carapaça e cabeça e despeço-me do meu primeiro encontro com estas criaturas tão engraçadas e especiais.
Não há tempo a perder. Temos que transferir os ovos deste local para o cercado de incubação, esta praia é mto frequentada por moto4 e jipes que podem danificar os ninhos e destruir todos os ovos! Uma tartaruga marinha da especie caretta caretta pode colocar entre 65 e 120 ovos e só 1 em cada 1000 bebés chega à idade adulta. Elas voltam à praia várias vezes durante a época para colocar ovos na praia, podem chegar ás 9 vezes com intervalos de 15 dias.
Escava-se a areia, mete-se num balde, um a um, vamos colocando os ovos lá dentro, com mais experiência já tiramos 3 e 4 ovos de cada vez. Não se podem rodar os ovos com o risco de os danificar. São moles e estranhos de pegar, mto divertido :) Tiram-se medidas de profundidade do ninho, para na transferência se fazer um ninho o mais próximo daquele que a mamã fez. Pode não parecer mas um balde cheio de ovos e alguma areia, é bem bem pesado... fui buscar o moto4, para dar boleia aos ovitos, que daqui a aproximadamente 60 dias vão nascer!
Até agora era um Ranger frustrado, mas ontem tive a recompensa! Que lindo e mágico!
I <3 turtles
Já estou melhor da minha garganta e nariz e que chatice é isto. Não vou parar de tomar os medicamentos, a ver se crio alguma resistência a isto senão todas as semanas vou andar assim :/
Penso mto nas pessoas que cá estão. A Betânia tem o namorado em Angola, vai pra semana pra Portugal e só o vai ver daqui a algumas semanas. O mesmo com a Rita, tem o namorado sei lá onde e vai cá estar por 5 meses. É estranho e bonito. Pq fazem-lhes falta, mas a vida é pra frente e elas têm os projectos delas e amam-se assim, mesmo longe. O peixoto diz, o amor é o sangue do sol, dentro do sol. É não é? Arde e aquece; queima e reconforta.
JoãoG
P.S.: Faltam-me 20 paginas pra acabar o Ensaio sobre a Cegueira. 5*
Sem comentários:
Enviar um comentário